25 agosto, 2006

Jejum Terapêutico


Jejum Terapêutico
Uma Faxina no Organismo
*
Jejum terapêutico é o método indicado para manter o sistema digestivo limpo, aumentar a imunidade da pessoa e estimular a auto-cura de várias doenças.
Pode ser estranho, mas jejuar é uma boa maneira de manter a saúde e até curar doenças.
O jejum terapêutico desintoxica e aumenta a imunidade do organismo.
"Quando paramos de comer, o corpo começa a queimar as reservas de gordura e todos os demais elementos estranhos, como colesterol, inflamações e tumores", explica o especialista em nutrição biomolecular Augusto Fajardo.
Para medir e provar os benefícios do jejum, o geólogo José Carlos de Carvalho, 58 anos, fez vários exames no último dia de seus jejuns prolongados – um de 12 e outro de 21 dias.
Todos os índices estavam normais.
"Só o colesterol e a glicose estavam baixos, o que é até bom",afirma.
Segundo a Dra. Maria Stela de Simone, diretora-científica da Associação Brasileirade Ayurveda (medicina indiana), para chegar a esses resultados, não é obrigatório deixar de comer por muito tempo.
"Basta fazer o jejum semanalmente", aconselha.
Prática transfere energia da digestão a outras funções
O jejum pode ser feito somente à base de água, um tipo de fruta ou incluindo também sopas de legumes.
"O importante é dar menos trabalho ao sistema digestivo.
Dessa forma, a energia gasta para processar os alimentos pode ser usada em outras atividades", explica Fajardo.
"Sinto-me mais calmo e disposto.
Melhora o meu ritmo e a resistência para correr.
Além disso, a mente fica alerta", conta José Carlos, que faz jejum há mais de cinco anos.
"Essa prática também melhora a auto-estima, pois demonstra como podemos adquirir autocontrole", acrescenta Dra. MariaStela.
No Retiro de Recuperação da Saúde, em Jarinu (SP), o jejum terapêutico é largamente utilizado.
"Já vi diabéticos entrarem aqui precisando de três aplicações diárias de insulina e saírem sem a dependência do hormônio",conta Catarina Walzberg, diretora da clínica, onde o jejum também é utilizado nos tratamentos de bronquite asmática, hipertensão arterial e depressão.
*
(Por Dra. Maria Stela De Simone)
Diretora Executiva -Associação Brasileira de Ayurveda

5 comentários:

Kadu Magalhaes disse...

Oi, tudo bom? Excelente artigo! conhece alguma clinica que administre jejum terapeutico em SP, ou proximo?

Anónimo disse...

A um tempo atrás foi recomendado que eu diminuisse a ingestão de carnes e leites, pois através de um exame iridológico, meu fígado estaria sobrecarregado com a disgetão protéica.
Acabei por diminuir quase a zero e preferindo peixe. A disposição aumentou e tinha dias que eu não almoçava e notei que a imunidade a gripe aumentou. O sintoma podia até indicava tentativa do vírus em se estabelecer, mas desaparecia em um ou dois dias. Para testar , voltei a comer carne, um pouco mais, mas ainda jejuando uma ou duas vezes por semana. Desde então me mantenho bem , não sinto a falta do almoço e da janta e nem tive nenhuma gripe. Isso por mais de um ano já.

Anónimo disse...

O jejum e uma pratica milenar de restauração da saude. Pratico sempre e confesso que durante este periodo podemos verificar nossa dependencia psicologica por alimentos como churrasco, sorvete com amendoin, bolo de anivrsario, pizza, enfim irão se manifestar as vontades latentes nos habitos alimentares, no qual somente a consciencia do bem estar nos pode fazer resistir.

Anónimo disse...

http://www.clinicaretiro.com.br/ (CLÍNICA DE ITAPECERICA DA SERRA)
http://www.retirodasaude.com.br/home.htm (CLÍNICA DE JARINU)
http://www.vidanatural.org.br/site/ (CLÍNICA DE SÃO ROQUE)

ThorOdinson disse...

Estou há um mês já praticamente na base de jejum alternado de 24 horas (dia eu apenas almoço, no outro almoço e como a noite) e quero ver os resultados, mas tenho certeza que serão ótimos e vou prosseguir nessa rotina para a vida, as pessoas estão sendo ensinadas tudo ao contrário, quanto menos vezes comer e quanto mais jejum maior a saúde do corpo inteiro, e com persistência pode ser que até os genes que possibilitam o viver de prana sejam reativados.