15 junho, 2007

Reflexão

(flores do meu jardim)
A CARROÇA
*
Saúde Essencial
Certa manhã, meu pai convidou-me para dar um passeio no
bosque e eu aceitei com prazer.
Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio, perguntou-me:
- Além do cantar dos pássaros, você ouve mais alguma coisa?
Ao que eu respondi:
-Estou ouvindo o barulho de uma carroça...
- Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia!
Perguntei:
_ Como pode saber que a carroça está vazia se ainda nem a vimos?
- Ora é muito fácil saber que uma carroça está vazia... basta prestarmos atenção ao seu barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz !!!
Tornei-me adulto e, até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando para intimidar, tratando o próximo com perputência inoportuna , interrompendo a fala das outras pessoas ou querendo demonstrar que é dona de todo o conhecimento, da razão e da verdade absoluta ,
tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
"Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz!!! "
***
(AD)
env, por António Malão

Sem comentários: