15 setembro, 2006

Meditação altera os circuitos cerebrais

MEDITAÇÃO ALTERA
OS CIRCUITOS CEREBRAIS
*
O psicólogo Richard Davidson da universidade de Wisconsin em experimentação recente, comprovou de forma brilhante os efeitos da meditação no que tange a reestruturação de nossa massa cinzenta. Embora as neurociencias digam que as conexões neurais do cérebro se estabeleçam na infância e assim se mantem durante toda a vida, os testes de Davidson comprovaram que a estrutura de nossa massa cinzenta pode ser alterada através de treinamento em um processo que podemos chamar de plasticidade cerebral.
Ou seja, Davidson queria provar que através de atividades puramente mentais poderia modificar-se o cérebro.
A maior atividade do cortex frontal esquerdo produz mais serenidade e cria uma maior capacidade de superar emoções negativas, ou seja, uma possibilidade maior de felicidade.
Davidson reuniu um grupo de monges budistas com milhares de horas de meditação e descobriu que ocortex frontal esquerdo destes tinha uma atividade muito maior do que o grupo de pessoas que nunca havia feito meditação.
Claro que choveram críticas dos cientistas dizendo que estes monges poderiam já ter propenção a este tipo de elaboração cerebral.
Foi dai que Davidson reuniu um grupo de 150 trabalhadores de uma empresa e deu a eles treinamento durante alguns meses de meditação.
De acordo com as medições do eletroencefalograma, a atividade do lobo frontal daqueles que participaram do treinamento deslocou-se da direita para a esquerda.
Isto refletiu no seu bem estar constante no relato dos participantes como diminuição de medos e um estado de espírito mais positivo.
Os que não tiveram treinamento não tiveram nenhuma alteração.
Ou seja, meditar é fundamental para o bem estar da alma e isto não é só dito pelos antigos monges mas hoje também pela ciencia.
**
(Texto de :Fernando Martins)

1 comentário:

João Lourenço disse...

Eu não sei, nem sou ninguém, mas como ser humano, e cidadão que quer apenas que há uma informação bem filtrada e o mais verídica possível, tento sempre ter um ponto de vista alternativo, e por vezes "do contra" em relação a qualquer assunto que nos seja a nós, humanos, impingido,

o que se passa neste pequeno texto, é que Davidson, defendia uma ideia, uma teoria, e como tal, tentou prova-la, no 1º teste, os resultados foram satisfatórios em relação a toda a crença do cientista, contudo havia formas de refutar os resultados..
e como tal, o mesmo voltou a repetir a experiência, desta vez fazendo testes antes, e testes depois, com pessoas vulgares "que nunca tinham feito sequer meditação antes" os resultados voltaram a ser satisfatórias em relação ah teoria de Davidson, e por isso, foi extraída a conclusão que: meditar é fundamental para o bem estar da alma.

eu pessoalmente não sei em concreto o que é alma... um conceito?, uma ideia?, e essa alma altera de facto de estado com a meditação?

muito provavelmente sim, mas neste caso, foi físico, o cientista Davidson contactou eu neurológicamente havia uma diferença no comportamento e estado da massa cinzenta dos trabalhadores, e isso quer dizer que a meditação teve de facto importância, mas será que foi a só e apenas a meditação que suscitou aos trabalhadores afectados, essa alteração, esse bem estar??
quer dizer, a meditação é de todo uma acção que causa consequências, mas não causa apenas uma, aliás, um exemplo de que dentro de uma acção podem existir varias acontecimentos e por isso varias consequências, é que: a manipulação do DNA humano no geral, não é suficiente para definir se e homem ou mulher, se vai ter olhos azuis ou castanhos, dentro do DNA existem categorias sim, que possibilitam essa manipulação, e a alteração geral do DNA faz com que haja 1 probabilidade de se poder manipular aquela característica em particular, porque de facto é dentro existem essas variantes..
e a mesma coisa em relação a meditação, é possível que com a meditação haja a possibilidade de causar bem estar, mas se calhar não é a meditação em particular, é todo um conjunto de situações, portanto, concluir que "a meditação é fundamental...." não é de todo o mais correcto a ser feito...

talvez uma conclusão deste género fosse mais correcta: a meditação pode garantir a possibilidade e um bem estar "pessoal"....

a ciencia muito provavelmente seria tão generalista a extrair conclusões sujeitas a erros tão feceis de serem refutados..
é só por isso.